domingo, 8 de maio de 2011

PESQUISA FESP-SP, CASO REALENGO/RJ - Como os jovens se comportam diante do episódio? Quais s suas opiniões?



Pesquisa realizada no dia 16 de abril de 2011, poucos dias após o incidente do Rio de Janeiro (caso Realengo), alunos da pós graduação da FESP-SP, estiveram nas ruas de Santa Cecília e Vila Buarque de SP entrevistando moradores da capital sobre noticiários da imprensa e seus impactos. No total foram aplicados 94 questionários. A análise segue abaixo:

1. Dos jovens entrevistados entre 18 e 24 anos, 46% deles acreditam que existe um culpado pelo massacre e neste caso o jovem que cometeu o crime é o único responsável. Resultado semelhante ocorre na faixa etária de 16-17 anos, quando 33% dos jovens também culpam o atirador.

2. Importante destacar que segundo juristas da área criminal, ao enfrentarem um júri, por exemplo, dizem que quanto menor a faixa etária (mais jovem for composto a banca), maior é o sentimento de querer “vingança e punição” na sentença, sentimento que pode ser detectado nestas respostas e comportamento dos jovens sobre o caso – ao detectarem e personalizarem o culpado. Entretanto, conforme, observa a mesma pergunta e com o avançar da idade a tendência é ser mais compreensivo – entrevistados da faixa etária de 35 a 44 anos, por exemplo, acham que prioritariamente a “sociedade como um todo”, é a principal responsável pelo episódio, opção escolhida por 33%.

3. Jovens ainda de 18 a 24 anos culpam pelo ocorrido: a escola por permitir a entrada de um ex-aluno nas suas dependências, a sociedade como um todo, a família do jovem - estes aparecem com 8% das citações, assim como, 8% também acham que não existe nenhum culpado e que este fato foi uma fatalidade – comportamento que vemos com desempenho semelhante em outros perfis etários.

Enfim, observamos que os jovens estão mais pré-dispostos a encontrar um culpado, ou seja, uma pessoa que possa responder e ser punida pelo crime, o sentimento de vingança e punição, sendo assim, menor tolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário